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Porque interrompemos em pirraça ao jornal de referência nacional, regressados a esse: "Vendas do PÚBLICO crescem e assinaturas online superam compras em banca" 29 ago 2019.
O PÚBLICO viu as vendas de jornais em banca e de assinaturas digitais subirem nos primeiros seis meses do ano. Mas o muito maior ritmo de crescimento online fez com que, pela primeira vez, o jornal registasse mais assinantes na Internet do que compradores nas bancas – o que é também uma estreia para os jornais generalistas em Portugal.
in "Vendas do PÚBLICO crescem e assinaturas online superam compras em banca" 29 ago 2019
Seguem-se alguns números e datas para emprestar um tom científico à coisa, fica-nos bem e engana os distraídos. 'tão, Maio, o mês que realidades se cruzaram —
Nesse mês, o PÚBLICO vendeu uma média de
13.90
5 exemplares por edição (face a13.652
em Janeiro e12.440
em Maio de 2018) e somou14.282
assinantes digitais (eram12.792
no arranque do ano). Em Junho, as vendas em banca eram de13.888
exemplares por edição, ao passo que na Internet as assinaturas subiram para14.909
.
in "Vendas do PÚBLICO crescem e assinaturas online superam compras em banca" 29 ago 2019
Da mesma peça a encher ao excel:
Os números das assinaturas online são muito díspares entre os vários jornais, traduzindo estratégias diferentes na Internet. O Expresso surge no topo da tabela da APCT, tendo chegado a Junho com
23.587
assinantes online. O PÚBLICO registou naquele mês14.909
assinaturas. O JN tinha5194
assinantes, ao passo que o DN somava1505
e o Correio da Manhã,1501
. Os cinco títulos chegaram a meio do ano com mais assinaturas na Internet do que tinham em Janeiro.
in "Vendas do PÚBLICO crescem e assinaturas online superam compras em banca" 29 ago 2019
Mesmo se as comparações devolvem sempre ao papel, pun intended.
As vendas em banca são vistas no sector como um dos indicadores mais relevantes da saúde de uma publicação e do interesse dos consumidores.
A maioria dos jornais continua a vender mais em papel do que na Internet. A excepção até aqui era o Jornal de Negócios, que desde 2013 tem mais assinantes online do que compradores nas bancas ou assinantes em papel.
in "Vendas do PÚBLICO crescem e assinaturas online superam compras em banca" 29 ago 2019
E insulto grátis a concluir porque, como dissemos antes, têm as leituras que merecem. Campeão nesse campeonato:
O Correio da Manhã vendeu uma média de 72.961 exemplares em banca, um valor que continua a dar ao jornal uma liderança destacada.
in "Vendas do PÚBLICO crescem e assinaturas online superam compras em banca" 29 ago 2019
— apesar de, como nos dizem, igualmente o que menos assinantes têm online. Talvez um obituário a caminho na transição que se faz?
