OS POSITIVOS

à segunda

hum... esta página é antiga (2020): lê o disclaimer ou procura outra mais recente

(who we-kiddin'? talvez nem à terceira...)

please-or-pray

Segunda-feira e com tempo apenas para notas à timeline, começando dos comics com report cheio de ligações no TCJ para o potencial colapso de toda uma indústria e reacções.

It's a bad situation. The economic decimation that is coming to all sectors of non-essential-to-life industry is terrifying.
in "Monday" 23 mar 2020

E a nossa reacção — que poderá ser controversa em certos círculos: se o mercado dos comics cair, erguer-se-á. A matéria prima e modelos de produção não estão ameaçados, apenas a sua distribuição. Algum rearranjo nesta será necessário, ameaça que pairava há tempo suficiente para só os mais teimosos estarem surpreendidos. E nessa nota, o prato principal de hoje: a imprensa, e aqueles que não se vão levantar.

As dificuldades estão um pouco por todo o lado e o jornalismo não lhes escapa. O propósito desta carta é chamar a sua atenção e apelar ao seu sentido cívico para constatar os perigos que corremos. Com centenas de postos de venda fechados, com as receitas publicitárias em queda acentuada, o futuro do PÚBLICO precisa mais do que nunca do apoio dos seus leitores.
in "Carta aos leitores e leitoras do PÚBLICO" 21 mar 2020

Um apelo já mecânico por mais subscritores que se repete pela indústria, mesmo que o escrevam ou declamem com tons de pânico. Um ex-director do Público faz o mesmo noutro pasquim 22 mar 2020, e não procurámos mais longe porque voámos até às Américas para casos de estudo que apontem futuros (*) Quando os media PT forem a vanguarda da imprensa mundial, voltarmos a esses. .

O mesmo padrão repete-se em acelerado: "papers are (...) abandoning print as social distancing dries up their revenue streams" 19 mar 2020 e de todos, os nossos alt-weekly comunitários de contacto à população são os mais sofridos. Da aniquilação total:

This has, without a doubt, been the single worst week in the history of America’s alternative press.

Ninety percent of revenue — advertising, ticketing fees, events — is directly tied to people getting together in groups. The coronavirus situation has virtually eliminated this income all at once. They’re facing a double blow: Not only have their main advertising sources dried up, so have their main points of distribution.
in "“Total annihilation”: Coronavirus may just be the end for many alt-weeklies" 19 mar 2020

...e do seu reverso, aqueles que abraçaram o digital com mais sucesso:

We now have data on what everyone was already probably thinking but didn’t want to say in the middle of a pandemic: Coronavirus has been great for traffic!
in "At least coronavirus has been good for online news traffic (we’re trying to be optimistic)" 18 mar 2020

Don’t waste a good crisis, as the Obama-age adage goes. For legacy news media, this one is a doozy.

If most or even many come out the other side, though, it will be as organizations that draw greater revenue shares from audiences and community support. They will be less dependent on print, with its declining-anyway ad revenues and punishing production and distribution costs. In short, they will survive by transitioning, by necessity, to more robust digital operations, a goal realized only pokily to date.
in "COVID-19’s impact on media businesses has deepened quickly — but there could be a glimmer of hope" 18 mar 2020

aqui chegados