OS POSITIVOS

croissants et tapas

Ancorados aos comics americanos pouco lemos da Casterman, Dargaud, Delcourt, Glenat ou mesmo da Humanoids. Mais próximos da L’Association, seguimos autores como Lewis Trondheim, Joann Sfar, David B., ou Guy Delisle onde estes são traduzidos para EN, ocasionalmente PT, excepcionalmente no original. Entre esses dois universos, o autor que nos chega com mais regularidade via digital tem sido Boulet.

Ao contrário de um Trondheim, hoje mais rendido ao tumblr e longe das suas iniciativas como early entusiasta de bd online com alguns dos seus projectos entretanto ao abandono, Boulet continuou a apurar as suas bds para a web no formato webcomics mais acessível e natural ao meio: pranchas digital-nativas, longo scroll, one-offs sem o irritante “anterior/próximo” de seriações infinitas (ir)regulares, alternando estilos gráficos e sem se prender a qualquer tópico em particular além da liberdade de excertos slice-of-life humorísticos. Igualmente na sua dieta, animações à-lá-Thunderpaw.

Como o anterior Turbomedia, um formato que faz escola. Do vencedor do "Young Talent Contest" na Angouleme deste ano:

Um formato mais amigo do mobile cujo excesso de optimização aos pequenos ecrãs poderá ser causa para a sua insuficiência. Pensamos Tapas ou Webtoons, que pecam igualmente pelo excesso de monetarização. Talvez outra grande diferença que mexe na forma e seu conteúdo. Recuperamos este Q&A de Boulet:

Q: Where can we buy your work ? Do you have a shop with posters, mugs or T-shirts ?
For now, there’s not such a thing. I try to keep this the less "commercial" I can. But maybe I will change my mind some day!

Q: Can I buy you an original artwork ?
I don’t really need mone for now, so I don’t sell my original works… So no !
in "Contact/FAQ" 8 out 2013

Ao já longo debate do $$$ e arte, acresce aquilo dos originais. E como indicado atrás, o autor está entre universos: da mesma fornada, porque nesta economia não há lanches grátis:

And most of this blog material is already printed by the french publisher Delcourt.

level down