a quiet week

Hoje o The Comics Journal faz um spotlight pick com duas edições da Kingpin Books, "Solomon" de Carlos Pedro e "Kong the King" de Osvaldo Medina.
Cumprem com a divulgação ainda que não acrescentem nada de especial — ou de todo...- sobre os livros. Mas é progresso: a última vez que tropeçamos numa referência a edições nacionais no TCJ nem se referia a autores 'tugas — ainda que partilhem de algum konguismo — num extenso "press release verbatim" de Marcos Farrajota sobre o "Tintin Akei Kongo" 29 jan 2015. É de louvar que ambos os editores apostem na divulgação internacional do seu catálogo quando este país é pequeno demais para alguma vez justificar o esforço.
Segue-se agora a leitura à la P+ porque temos por hábito presentear alternativas. A peça do "Kongo" / Farrajota? Por motivos totalmente não imputáveis ao dito carrega o título "Non-Event". A peça dos três reis, "Solomon"/"Kong"/"Kingpin"? Novamente por uma fatalidade do acaso vê-se dominada por uma imensa mancha gráfica onde se destaca em letras garrafais sobre um cenário de destruição massiva um "UNTHINKABLE". E não fosse essa ironia suficiente, toda a magnitude dessa agitação choca de frente com o tom do título do post: "a quiet week". Tal é o fado dos cómicos nacionais: ou são num não-evento ou estão enterrados num cataclismo totalmente impensável que só merece menção há falta de melhor assunto nas semanas paradas. Deles, e nossas...
