OS POSITIVOS

buracos

O grupo de ativistas pelo clima invadiu o campo de golfe do Paço do Lumiar durante a noite e colocou cimento em vários buracos.
in "Climáximo tapa buracos de campo de golfe com cimento" 12 out 2023

"É uma invasão de uma propriedade que é privada e também um roubo" [...] diz o presidente do clube [...] para justificar a apresentação de uma queixa crime.
in "Buracos de campo de golfe tapados com cimento. Alvo errado, dizem responsáveis" 12 out 2023

A linguagem bélica do "desarmar as armas" e "nós sabemos como parar esta guerra e instaurar a paz" do comunicado divulgado ou o "Plano de Paz" publicado online não favorecem a causa – infelicidades termo-lógicas que chocam de frente com actualidades na Ucrânia e Israel/Hamas por exemplo.

Recordando: os porcos-capitalistas não declararam guerra ao planeta, somente fazem o que é bom para o negócio: a persecução do lucro acima de tudo. No processo destroem o mundo natural e fora algumas raras excepções cremos que não o farão sem um pingo de remorso, esse devidamente abafado pelos confortos materiais que justificam meios (“♪ swallow all your morals, they're a poor man's quality ♪”). A máquina capitalista não oprime a humanidade enquanto objectivo – fora ditas excepções – mas quase por colateralidade. Quando descobrem como maximizar o $$$ sem a necessidade de recursos humanos esses são dispensados da equação. Outras soluções mais evidentes de opressão como finalidade última são conhecidas, pergunta ao fascista ao teu lado para quem lucro é igualmente palavra feia (*) Da coabitação fascismo / capitalismo para outras bandas….

Repetindo: aqui não há tanques, bombardeiros, trincheiras, este é um conflicto de mercados onde parte possui o monopólio da violência legal –

Climate and environmental justice groups report a significant increase in draconian, and often arbitrary, charges for peaceful protesters as part of what they claim is a playbook of tactics to vilify, discredit, intimidate and silence activists.
in "How criminalisation is being used to silence climate activists across the world" 12 out 2023

– e a outra é obrigada a ser a mão invisível que parte a montra todas as noites até o prejuízo acumulado entrar nas contas. Activistas — e artistas... — demasiadas vezes esquecem-se que a História da humanidade não é uma de ideias, tecnologia, cultura, ou sequer guerra, mas económica. E essa vem no playbook que gets tha goods.

buracos