OS POSITIVOS

graft

Porque O Inferno São Os Outros

título rippado do cartoon rippado no Cartooning Capitalism

Estátuas saltam, ciclo e meio de notícias de meio mundo mediático em histeria pela dita, o mais próximo de um discurso de que nos podemos aproximar sacado um republish não-autorizado do Expresso em sítio alheio:

É bom sublinhar que aqueles que não escreveram a História que está fixada também não tiveram o direito de erguer estátuas. Esta chegada de novos atores à disputa do espaço público e da História é dolorosa para quem acha que ela já está convenientemente escrita. Não percebendo – ou percebendo muito bem – que a disputa pelo passado é sempre uma disputa pelo presente.
Daniel Oliveira in "A História reescreve-se por novas mãos" 16 jun 2020

E os que dão por si a lamentar estátuas preocupem-se que possam já estar a ceder forças ao conservador que vos espreita da velhice. Nesse propósito fazemos o republish de outra peça a cruzar ideias que hoje subiu às webs: Art Young, recordado neste espaço anteriormente, cartoonista por excelência da luta de classes quando socialismo capitalismo e fascismo desciam à rua com intenções de decidir o resto do século entre eles (*) Spoiler alert: o captitalismo ganhou.. Se não andou a vandalizar estátuas nos seus dias teria certamente algo a dizer delas quando só servem para manter o status,

click to enlarge, ou ver mais no Cartooning Capitalism

– e suspeitamos que nem a velhice lhe terá quedado o impulso por um mundo melhor. Complementamos bio com cite a extrapolar –

He had actually prepared himself early, already making fun of small town social foibles. The wide world offered better targets.
in "Art Young’s Inferno" 17 jun 2020

– e recordamos aqui a sua terceira e última descida ao inferno, quando este foi tomado pelos senhores de sempre, tão grande o seu número a merecer maldição eterna. Conservadores-modernos, porcos-$$$, a hipocrisia reinante:

A curse upon a doomed civilization
For the artist’s final visit to the Underworld, Young has invented a brilliant narrative in which Satan, once all powerful, has been reduced to a mere functionary or less than that, in what amounts to a grand modern, urbanized civilization below earth’s surface. How did it happen? Capitalists sent downward for their sins re-create an earthly capitalism, made worse by the reigning hypocrisy. Modernization has replaced "Abandon Hope, All You Who Enter Here," with a giant "Welcome to Hell" sign...
in "Art Young’s Inferno" 17 jun 2020

A História rescrita por aqueles que te dirão depois que não a podes mudar mais, obviamente mais tinta terá de correr neste inferno. Voltemos ao presente:

A ideia de que a História não se reescreve resulta de haver quem ache que ela já está escrita. Definitivamente. [...] Não fazemos outra coisa na História que não seja reescrever a História. Reescrevemos porque conhecemos novos factos. Reescrevemos porque mudam-se os valores e o nosso olhar muda sobre esses factos. Pelo menos sobre a forma como os ligamos e enquadramos. E reescrevemos porque são mãos diferentes, com origens diferentes, a escrever a História.
Daniel Oliveira in "A História reescreve-se por novas mãos" 16 jun 2020

do dom