OS POSITIVOS

não vale o guito

hum... esta página é antiga (2019): lê o disclaimer ou procura outra mais recente

De adultos que abandonam velhos hábitos e a BD é mesmo para os miúdos: do mercado de comics na américa para uma pequena amostra de banda desenhada em LX.

What We Know About 2018 Graphic Novel Sales? We know it was a good year for comics, as reported by Diamond Comics Distributors (up by 2.0% in dollars sold). We know that the graphic novel market in 2018 was dominated by one category: kids.
in "What We Know About 2018 Graphic Novel Sales" 17 abr 2019

Usando números da Diamond e BookScan e admitindo lacunas de dados que não estão disponíveis como os "unknown hundreds of thousands (or more) of sales through Scholastic Book Fairs" e afins —

By far the biggest takeaway from the list of the top graphic novels of 2018 is this: The top selling books are almost all aimed at kids or teens. On the adult side, there was a 7.1% drop in sales for adult graphic novels.
in "What We Know About 2018 Graphic Novel Sales" 17 abr 2019

Next up, mais wee-teens: manga.

Next up was the usual holder of most units sold, Viz Media. It’s worth noting that the manga category, which often goes underestimated, captured 26% of all graphic novels sold in this country last year. In the top 50 list by units sold, there are only four titles aimed at adults, the rest are largely kids’ books and several volumes of Viz’s wildly popular manga series.
in "What We Know About 2018 Graphic Novel Sales" 17 abr 2019

Terminamos nota naquele correlacionado: $$$.

Graphic novels aimed at kids (and that includes most manga) tend to be priced in the $10 to $15 range, while superhero and literary graphic novels can range from $15 to $30 (or more).
in "What We Know About 2018 Graphic Novel Sales" 17 abr 2019

Um pequeno périplo na Kingpin e BDMania sem entusiasmo ao que espreitamos das prateleiras pela razão mais mesquinha que nos possam apontar: guito. Entrámos na BD quando esta era baratuxa e despretensiosa, agora os mesmos autores e os mesmos livros que nos enchem a sala ficam na loja porque o seu preço de capa está acima dum qualquer patamar inventado que nos vale a sua leitura frugal. Queremos a nossa BD barata como queremos as nossas notícias grátis, o mercado avança noutro sentido e gradualmente deixamos de ler a BD dos outros.

Trouxemos o "Berlim City of Light Book Three" do Jason Lutes. Mesma edição, editora, fábrica, contentor, transatlântico que o Book Two ao lado, mas menos páginas. Mais caro.

E também ele parece afastar-se disto das novelas gráficas agora que são para crianças. Nos agradecimentos refere Art Spiegelman e Françoise Mouly "for exploding the spectrum of possibility" sem mencionar que espectro é esse, Lynda Barry e Chris Ware, "twin stars in the firmament" de galáxia incógnita, ou, talvez mais revelador, entre as obras de consulta divididas no fiction, non-fiction et al não há lugar a comics ou cartoons mas visual resources. Que sa foda pois: OS POSITIVOS, uma cena alternativa-underground em recursos visuais.

injustos