OS POSITIVOS

velhadas

"o lugar para conhecer e comprar edições, discos e artes gráficas"? Facebook.

No tópico de outras paixões antigas "Raia #3 – Tráfico de edições e afins", Feira Laica e edição independente. Parem-nos se já ouviram esta antes: "pequenos editores" que prezam a sua independência e fazem questão de trabalhar "sem intermediários ou apoios institucionais" mas estão quase todos no Facebook 16 nov 2018 porque o seu amor ao very-indie-handmade é produto de uma outra época e outros meios? Ah, os "impressores e artesãos do papel":

Trovadores da auto-edição (...) que se recolhem a um canto quando se trata de edição e publicação minus impressão.
Real Nós in "alt-zinesters doing it to themselves" 2 dez 2016

Nos 47 links ao momento da consulta, contámos 5 indie-heros, 3 em situação intermédia, e 39 entradas que prezam da sua independência rendendo a presença online à plataforma mais investida em explorar os seus dados negando-lhes qualquer flexibilidade de publicação.

i give u tha digital finger!

Cite ao "Hélastre!", algures no meio da escala, que ---

...decidiram renunciar totalmente aos modos de produção instituídos, romper com as formas de hierarquia que os caracterizam e – gato escaldado de água fria tem medo – não mais confiar as responsabilidades de produção em mãos alheias.
in "HELASTRE" s/d

Algures a "15/16 de Dezembro - 14/20h - Anjos70", uma série de cool cats vão-se congregar e concordar no espírito do excerto anterior, e partilhar do sentimento no Facebook. Banhada.

alienate the content makers