OS POSITIVOS

talco

hum... esta página é antiga (2018): lê o disclaimer ou procura outra mais recente

Não só não seguimos de perto o que se passa por este país como entrámos no hábito de nem registar os autores sensações de cada ano — por regra, apenas começamos a prestar atenção depois destes penarem pelo deserto mais de cinco anos e ainda assim insistirem, ou, sobretudo, regressarem: esses são os que mais nos interessam. Antes, temos-los por entusiastas do formato a caminho dum primeiro estágio em fim de curso, ou, pior, a imaginarem-se a fazer profissão na BD.

Exemplo do nosso grau de alheio à realidade que nos imersa: líamos Mosi há poucos dias, e demorámos algum tempo a perceber que não estávamos a folhear Joana Afonso. My bad.

Mas somos terrivelmente influenciáveis por ventos de fora. De facto, não andássemos a ler para outras paragens nem teríamos hoje tropeçado na curiosidade que quase nos convence a reconsiderar o vencedor do prémio para o "Melhor Desenho para Álbum Português 2017". No seu "Novedad en el frente" 6 mar 2018, Gerardo Vilches com quem já estivemos antes fala-nos de, entre outros —

Otra de mis autoras jóvenes de referencia, desde que la descubrí en Nubes de talco.
in "Novedad en el frente" 6 mar 2018

...por cá traduzido como "Brumas", de Amanda Baeza. Uma leitura rápida aos suspeitos do costume confirma que a autora "cresceu entre dois hemisférios" e o seu livro fez as suas voltas por terras de fora antes de amealhar o troféu por terras de Amadores da BD.vInfelizmente ao orgulho nacional, nesta ocasião Gerardo omite meio hemisfério — "Amanda Baeza (Chile, 1990)" — e também não faz caso de qualquer 'tuguice que se associe à obra. Para a história fica apenas o "Nubes", deixando na bruma a edição estrangeira da Chilli. Talco, anyone?

a nossa casa