OS POSITIVOS

print my broadsheet

hum... esta página é antiga (2017): lê o disclaimer ou procura outra mais recente

"Smoking Signal"

A propósito do RESIST! volume 2, que faz por estes dias o seu call de submissões para a edição "in early spring/summer of 2017". Como antes notámos, combinam print e web de um modo descomprometido que só poderia ser mais recomendável se evitassem silos como o tumblr e o Instagram, mas não desconsideramos o projecto com essa falha: o pragmatismo das actualizações regulares online enquanto se produz a edição impressa mais que a compensa. Não nos repetiremos, o essencial da combinação dos meios já descrita antes mantém-se.

Mas. Depois do louvor ao formato tabloid/newsprint, com o primeiro número publicado "as a free 40-page tabloid newspaper", a sua segunda encarnação "will be printed 7.25" x 10.5" digest/comic book size", por razões que nos parecem suspeitas:

Vol 2 will be 7.25" x 10.5" (digest/comic book size), because we'd like to encourage comic pages and stories.
in "www.resistsubmission.com" abr 2017

Ie, a maldição do graphic novel: de tão bem sucedido é o formato arrisca-se a secar os restantes, e não é apenas a nossa veia cartoonesca que lateja neste ponto: a afirmação é perfeitamente infundada, como a Sra. Spiegelman certamente saberá pela obra do esposo ou folheando as Raw que ajudou a publicar anos idos.

Mas não é o conteúdo que nos importa hoje, antes o abandonar do formato. Esse é um gesto ainda mais significativo quando nos recordamos que o primeiro RESIST! surge como uma edição especial da Smoke Signal, um "quarterly tabloid comics anthology published by Desert Island", ie Gabe Fowler. Actualmente no número #25 são-nos um objecto de fetiche pela qualidade, formato, e quantidade de autores que já participaram nestas.

Smoke Signal is a comics anthology aimed at showcasing a mix of established independent artists and up-and-coming unknowns. A beautifully managed mix of current comics talent that brings many new faces up from the underground.

#10 — Michael DeForge, Bill Griffith, Sam Henderson, Keith Jones, Kaz, Victor Kerlow, Benjamin Marra, Dane Martin, Phil McAndrew, Jesse McManus, Tony Millionaire, Donny Robinson, Jim Rugg, John Severin, Matthew Thurber, James Turek, Noah Van Sciver

#8 — Split issue with Kutikuti from Finland, published in both countries simultaneously. Including: Sami Aho, Gabrielle Bell, Marc Bell, Lilli Carré, Michael DeForge, Roope Eronen, Glynnis Fawkes, Nathan Gelgud, Sam Henderson, Keith Jones, Paul Karasik, Ina Kallis, Tim Lane, Jarno Latva-Nikkola, Blaise Larmee, Mikko Luostarinen, David Mazzucchelli, Jesse McManus, Tommi Musturi, Jyrki Nissinen, Jaakko Pallasvuo, Ville Pirinen, Aapo Rapi, Ron Regé Jr., Anna Sailamaa, Kari Sihvohnen, Avi Spivak, Leslie Stein, Janne Tervamäki, Petteri Tikkanen, Jari Vaara, Amanda Vähämäki, Mikko Väyrynen

#7 — Doug Allen, Bald Eagles, Marc Bell, John Brodowski, Charles Burns, Shawn Cheng, Domitille Collardey, Jordan Crane, Michael DeForge, Nate Doyle, Edie Fake, Bill Griffith, Sammy Harkham, Rachel Hays, Sam Henderson, Tim Hensley, Keith Jones, Victor Kerlow, Aidan Koch, Tim Lane, Blaise Larmee, Gary Leib, Travis Millard, Jim Rugg, Mark Alan Stamaty, Jillian Tamaki, James Turek, Matt Wiegle, Dan Zettwoch

#6 — Gabrielle Bell, Marc Bell, Peter Bagge, Pakito Bolino, Martin Cendreda, Michael DeForge, Ali Fitzgerald, Emily Flake, Tom Gauld, Nathan Gelgud, Ethan Heitner, Sam Henderson, Kevin Huizenga, Kaz, Michael Kupperman, Tim Lane, Blaise Larmee, Dane Martin, Jesse McManus, Jason T. Miles, Nate Neal, Koren Shadmi, Derek Van Gieson, Noah Van Sciver, Jon Vermilyea

#5 — Gabrielle Bell, Ken Brown, William Cardini, Vanessa Davis, Michael DeForge, Inés Estrada, Tom Gauld, Nate Gelgud, Lisa Hanawalt, Leah Hayes, Sam Henderson, Michael Kupperman, Tim Lane, Benjamin Marra, Taylor McKimens, Jesse McManus, Jason T. Miles, Travis Millard, Kris Mukai, Puppi, Noah Van Sciver, Tim Sinaguglia, Joel Skavdahl, Joshua Ray Stephens, Matthew Thurber, James Turek, Malachi Ward

#4 — Pat Aulisio, Michael Aushenker, William Burkert, Kristin Cammermeyer, Sam Dollenmayer, Drew Friedman, Matt Furie, Sophie Gaucher, Tom Gauld, Leif Goldberg, Anna Haifisch, Dina Kelberman, Victor Kerlow, Efraim Klein, Aidan Koch, Brendan Leach, Taylor McKimens, Jesse McManus, Travis Millard, Jason T. Miles, John Paul Peer, Lisa Ramsey, Johnny Ryan, Dash Shaw, Avi Spivak, Jillian Tamaki, James Turek

#3 — Gabrielle Bell, Marc Bell, Chester Brown, Josh Burggraf, Chris Cammett, Sam Dollenmayer, Frédéric Fleury, Nate Gelgud, Gwenaëlle Gobé, Sam Henderson, Dina Kelberman, Michael Kupperman, Noah Lyon, Taylor McKimens, Jason T. Miles, Travis Millard, James Moore, L. Nichols, Anders Nilsen, Luke Ramsey, Ron Regé Jr., Dash Shaw, Shoboshobo, Avi Spivak, Joshua Ray Stephens, Mike Taylor, Jen Tong, James Turek, Julia Wertz

#2 — Gabrielle Bell, Marc Bell, Alyssa Berg, John Brodowski, Chris Cammett, Bucky Cox, Max Evry, Sam Gaskin, Vincent Giard, Rich Guzman, Sam Henderson, Becca Kacanda, Dina Kelberman, Victor Kerlow, Michael Kupperman, Julien Langendorff, Daniel Locke, Noah Lyon, Taylor McKimens, Jesse McManus, José Medina, Travis Millard, Jason T. Miles, Mika Oshima, Ron Regé Jr., Nick Rose, Leon Sadler, Frank Santoro, Dash Shaw, Shoboshobo, Avi Spivak, Leslie Stein, Joshua Ray Stephens, Matthew Thurber, James Turek, Desmond Williams

#1- Chris Andersen, Jason Robert Bell, Elizabeth Bethea, John Brodowski, William Cardini, Cat Chow, Domitille Collardey, Greg Condon, Theo Ellsworth, Famous Class, Greg Farrell, Mike Freiheit, Sam Gaskin, Nate Gelgud, Gil Gentile, Jen Grims, Zach Hazard, Leah Hayes, Alex Hemming, Alex Holden, Turner Mark Jacobs, Dina Kelberman, Jason Kieffer, Jenny Koons, Noah Lyon, Dane Martin, Taylor McKimens, James McShane, Jason T. Miles, Travis Millard, Jonny Petersen, Anna Pinkas, Lisa Ramsey, Luke Ramsey, Ron Regé Jr., Johnny Ryan, Ariel Schrag, Shoboshobo, Leslie Stein, Joshua Ray Stephens, James Turek, Jack Turnbull, Uninhabitable Mansions, Will Varner, Lauren Weinstein

Acusam-nos de listar aqui os autores para efeitos de SEO? Como se atrevem? Temos mil e uma outras razões para destacar aqui nomes como Michael DeForge, Bill Griffith, Sam Henderson, Charles Burns, Chester Brown, Ron Regé Jr, Michael Kupperman, etc etc etc, perfeitamente em contexto.

Além da edição especial da RESIST! o #20 foi um "special collaboration with Nobrow" com "brand new and unseen work by":

Olivier Balez, Bianca Bagnarelli, Charles Burns, Jamie Coe, Michael DeForge, Dustin Harbin, Jen Lee, Benjamin Marra, Wren McDonald, Jon McNaught, Jesse Moynihan, Ben Newman, Tim Lahan, Gary Panter, Luke Pearson, Andrew Rae, Dash Shaw, Jeremy Sorese

Aquilo do SEO :)

Infelizmente como seria de esperar entre aqueles que tanto empenho mostram no papel, o seu arquivo digital é inexistente. O sítio oficial — de onde retiramos as listas anteriores — não é actualizado desde o seu #10 e as suas edições estão obviamente sold-out, out-of-print, ie inacessíveis, logo inexistentes. Ponto para a RESIST! que compreende o online — mesmo se abandona para a sua próxima edição o nosso formato de publicação ideal.

Mas outras frentes se abrem no papel. De hoje, com um "Bringing Back Newsprint" 18 abr 2017 muito sugestivo em início de título e a terminar em "Old School Production Values", a propósito da Alterna Comics de quem nunca nada lemos:

What are independent creators to do in order to attract new readers? Well, one publisher thinks they may have the solution.
in "Bringing Back Newsprint – Alterna Publisher Peter Simeti Talks About Appealing to New Readers with Old School Production Values" 18 abr 2017

E a sua solução passa por i) "a lower price point ($1, $1.50 or $1.99)", ii) "printing on newsprint", iii) "distributing through newsstands".

Como compreenderão, esperamos que a ideia faça escola. O inner child em nós assim o deseja. O punk também: há muito a dizer sobre as virtudes de newstands.  Mas passemos palavra a peça original, esta ressoará em termos próprios entre os cómicos que nos seguem:

- What was the appeal of going back to newsprint for this new line of comics? Was it substantially cheaper or did it have more to do with nostalgic reasons?
- A little bit of both. If it’s not on newsprint/mando paper/etc. — if it can’t be rolled or laid completely flat — it just doesn’t feel like a comic to me.
in "Bringing Back Newsprint – Alterna Publisher Peter Simeti Talks About Appealing to New Readers with Old School Production Values" 18 abr 2017

E uma para nós e outros que partilham das nossas preferências:

I’m happy to see that it struck a nerve with so many.

Aside from the premium paper stock that’s prevalent in so many comics now (especially the higher priced ones) I’ve found that print-on-demand paper qualities have seeped into the comic industry as the norm. There’s something that just doesn’t feel right to see mass-distributed larger level publishers putting books out like that.
in "Bringing Back Newsprint – Alterna Publisher Peter Simeti Talks About Appealing to New Readers with Old School Production Values" 18 abr 2017

Mas não romantizemos: sempre e ainda aquilo do $$$. Isto do newsprint é engraçado mas, ao fim do dia, aquilo do graphic novel outra vez:

- I noticed this new line of titles consists of limited series, either 4 or 5 issues? Do you plan on collecting them afterwards? If so, what format will they be? Will this be our chance to see them on glossy paper?
- Yes, these titles will eventually be collected as well, with premium cover stocks and interior stocks.
in "Bringing Back Newsprint – Alterna Publisher Peter Simeti Talks About Appealing to New Readers with Old School Production Values" 18 abr 2017

E esta é para as nossas teses. Enquanto na imprensa os jornais se debatem com a quebra de receitas da publicidade, não deixa de ser curioso que o formato impresso que herda o nome dessa industria seja utilizado com mais sucesso entre os comics:

Given the fact that the print runs are a third of the cost of a premium paper stock run and the fact that we’re selling advertising, our overhead on print cost is extremely low and sometimes completely paid for by advertising. We’ve got May, June, and now July advertising spots sold out with most of August sold out as well and about 40% of September to December sold out.
in "Bringing Back Newsprint – Alterna Publisher Peter Simeti Talks About Appealing to New Readers with Old School Production Values" 18 abr 2017

sem respostas simples